ESG – Governança ambiental
Por que a Governança Ambiental importa?
Meio ambiente, social e governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, social and Governance) que vem ganhando uma grande importância no mercado corporativo.
Um dos principais motivos do crescimento da agenda ESG é a urgência em combater as mudanças climáticas.
Se no passado uma empresa deveria estar focada no seu crescimento e na sua lucratividade, hoje o papel delas na sociedade é muito mais amplo. Seus impactos sociais e ambientais também precisam ser revisitados.
Mas como isso funciona na prática? Listamos alguns aspectos-chave que ajudam a esclarecer:
– Responsabilidade na Gestão de Emissões de Carbono: Isso inclui a medição e a redução das emissões de gases de efeito estufa (como CO2) das operações da empresa. Também pode envolver compromissos de neutralização de carbono.
– Uso Responsável dos Recursos Naturais: As empresas devem monitorar e gerenciar seu uso de recursos naturais, como água, energia, terra e materiais, de forma eficiente e sustentável.
– Responsabilidade na Gestão de Resíduos: Isso envolve a minimização de resíduos e a gestão responsável dos resíduos produzidos pelas operações da empresa, incluindo reciclagem, reutilização e disposição adequada.
– Conservação da Biodiversidade: Empresas podem ser avaliadas com base em seus esforços para proteger e preservar a biodiversidade em áreas onde operam.
– Transparência Ambiental: A divulgação de informações sobre o desempenho ambiental é fundamental para a governança ambiental. Isso inclui relatórios regulares sobre metas e progresso na redução de impactos ambientais.
– Conformidade Legal: As empresas devem cumprir todas as leis e regulamentos ambientais aplicáveis em suas operações e estar em conformidade com as normas ambientais.
Se você está comprometido com práticas de negócios sustentáveis e deseja aprimorar sua governança ambiental, entre em contato conosco!